sexta-feira, 18 de junho de 2010

O QUE É AMOR, PAIXÃO, ILUSÃO, FANTASIA?


Durante minha vida toda eu ouvi várias histórias de amor mas nunca com final feliz. Verdade.
As histórias se repetem da seguinte maneira: o casal se apaixona, vivem coisas lindas, dignas de filmes de Hollywood românticos e por algum motivo, acabam se separando, por que?

1-Uma me contou, no ônibus que era apaixonada, morria por uma pessoa enquanto ele vivia aprontando, até que conseguiu terminar, encontrar alguém bom, amigo, fiel, companheiro e casou-se. Perguntei, quanto ao outro, se havia esquecido e ela me disse que ele foi procurá-la depois que casou mas mesmo ficando super balançada, optou na sua vida, sem graça mas sem sofrimento...em paz.

2-A mesma história mas o ex a deixou "pele e osso", quase morreu. Reencontrou um ex antigo, se casou e estava tudo bem mas não aquela loucura de paixão, só que o seu marido se apaixonou por outra na internet e a deixou. Ela viu o ex ou ele foi procurá-la e ainda ficou balançada mas não queria voltar a viver naquela pertubação sem saber onde ele estava e com quem. Uma mulher maravilhosa, sozinha.

Poderia inumerar várias histórias assim mas o ponto que verifiquei em comum, na maioria dos casos, é que o casamento ocorreu com quem era bom, passava segurança, fiel, leal e várias qualidade importantes para a convivência no cotidiano mas sem "amor", sem paixão ou sei lá.

Como sou sonhadora e romântica, eu escreveria assim: conviver com alguém amigo mas sem flores, cores, borboletas, fógos, etc...meio branco e preto.

Então as pessoas realistas me dizem que este mundo de cores e flores, não existe...há não ser nos filmes que acabam no momento do beijo.

Oras! Deveria ser assim?

Eu vi um casal na igreja e na internet perfeitos: lindos, felizes, uma família linda, fiéis um com o outro, uma situação financeira estável, bons amigos...não vejo o que poderia faltar a eles.

Aí, chegam em mim e falam que não passa de ilusão da minha cabeça pois nada e ninguém é perfeito...tudo é uma fantasia que montamos em cima dos outros o do outro...que duro pensar assim.

Onde fica o beijo apaixonado que parece tudo desaparecer a sua volta e que o mundo parar por aquele momento?

Onde fica o abraço aconchegante com o cheiro único de quem você esta apaixonado e você até fecha os olhos para ter o olfato mais aguçado?

Onde fica os olhares que dizem tudo sem uma só palavra?

Onde fica o lugar que te dá paz só de você saber que aquela pessoa especial esta ali, bem pertinho, mesmo quando esta dando atenção as outras coisas?

Onde esta o som do seu coraçao acelerado por esperar um toque do telefone ou essa pessoa chegar?

Onde fica o seu olhar alegre, seu sorriso incontrolável, a falta de suas palavras e suas mãos geladas ao receber do outro qualquer correspondência a tudo isso?

Onde fica o toque especial na pele, nas mãos, no rosto?
Onde fica o respirar a presença do outro; o melhor aroma que existe?
Onde ficam essas afinidades?
Onde ficam os sonhos, sonhados a dois?
Onde ficam a reconciliação após terem discutido, com gosto mais gostoso ainda?
Onde fica o "amor" em tudo isso?

Isso é ilusão? É fantasia? É o que?

Só existe em filmes, como vivem me falando?

Eu vivi tudo isso, eu senti tudo isso, não foi mentira para mim mas não sei até onde foi verdade para o outro. Então foi um reflexo de amar o amor ou amar a paixão e o que ela me faz sentir, mesmo que seja uma mentira?

Então é mais confortável a realidade branco e preto do que a ilusão colorida, onde irá voar alto demais e se quebrar sem pára-quedas?

Eu não sei a resposta, sem alguém tiver uma...por favor...

Talvez, eu seja a "Alice no país das maravilhas mesmo" pois seja mais bonito e não tenha que sentir dores pelas maldades, falsidades e mentiras das pessoas.

Quantas teorias sobre amor e paixão...dizem a paixão dura 2 anos e se passar disso é amor, será?
Será que quem vive dentro dessa pseudo realidade, não mente mais para si mesma, do quem questiona que quer muito mais além do que viver na morbidão em tudo?

A vida é para ser vivida intensamente e não algo morno, para ser "empurrado com a barriga", sem questionar muito para não ter que se mexer e sair de sua "zona de conforto".

DECIDIDAMENTE, NÃO QUERO ISSO PARA MIM: VIVER NA MENTIRA, NA MORBIDÃO, NA MESMICE, NA HIPOCRESIA, NO "DEIXA A VIDA ME LEVAR". QUERO AMAR E VIVER POIS A VIDA É UM SUSPIRO...BJS.

8 comentários:

  1. CADA DIA QUE PASSA AS PESSOAS SÃO MAIS INDIVIDUALISTA. O ROMANTISMO ESTÁ CAINDO DE MODA, A PARCERIA AQUILO QUE É BOM NO RELACIONAMENTO A DOIS É UM JOGO QUE PODE DAR CERTO OU NÃO. HOJE EM DIA AS PESSOAS UNEM FÁCIL, MAS TAMBÉM SE SEPARAM FÁCIL. POIS RESUMINDO HOJE EM DIA NINGUÉM É MAIS DE NINGUÉM. HOJE AS PESSOAS TRAEM E NÃO SE SENTEM MAIS CULPADA, PORQUE OS MEIOS DE COMUNICAÇÃO NOS MOSTRA QUE ISSO É NORMAL E ATRAVÉS DESSES MEIOS A SOCIEDADE TAMBÉM ACHA NORMAL.AI QUANDO A SOCIEDADE APÓIA QUEM IRÁ CONTRA? FELIZES PARA SEMPRE SÓ NOS CONTOS DE FADA

    ResponderExcluir
  2. Eu concordo em relação aos meios de cominicação mas não acho que todas as pessoas não manipuladas por eles. Eu e muitas pessoas não ficam assistindo novelas e conseguem persistir e viver com ética. Acredito que viver traindo, seria ser mau-caráter.Obrigada.

    ResponderExcluir
  3. É lamentável e triste esta nossa realidade. O pior de tudo é ler suas perguntas e saber que não teremos respostas....snif snif snif, deveria ser diferente! Não estou falando por mim somente, mas por todas amigas, filhas e até pela minha linda netinha que um dia também irá amar alguém. Sonhando e desejando que um dia todos os relacionamentos perdurem até que a morte os separe do jeitinho que iniciaram...com paixão nos olhos, amizade, complicidade e carinho recíproco. Quem sabe se mantermos acesa a chama deste sonho possamos um dia viver para ver amores assim.
    Concordo com vc, com seus sentimentos a respeito e principalmente as suas indagações que até hoje apesar dos meus 31 anos de casada ainda as tenho em mim, infelizmente sem nenhuma resposta. Desejo do fundo do meu ser que vc consiga encontrar não só as respostas mas a solução para a transformação.
    Beijos

    ResponderExcluir
  4. Obrigada pelo comentário. Podemos não ter as respostas mas é bom saber, pelo menos, que não somos única, em nossos questionamentos...bjs...estou tentando encontrar as respostas...

    ResponderExcluir
  5. paixão e amar,amar é paixão ou sera que é uma ilusão,que quando a gem cai na real nos vemos ver o tem perdido so com uma simples ilusão,comfundindo com amor,Amar é se dedicar um au ontro dividi as afrisoes.
    VC ja amou ou se apaixonou,apaixona é so ilusão amar é se dedica completamente,ñ é ser o cassal perfeito por que casal perfeito ñ essite,é simplismente ser feliz com o amado ou amada.
    Eu ñ sou nimgem para falar o que é amor é nem paixão so falei o que eu pemsso,eu posso so ter 13 anos mais sei bem o que é amor é o que é paixão,ñ sei se vc comcorda mais pemse nisso é reflita bem pensse bem...

    ResponderExcluir
  6. Querida, tão novinha, mas é isso mesmo, tudo é ilusão mas estranho vc ter tanta certeza de conhecer amor e paixão e eu com 41, com tantas histórias, não tenho tanta certeza...rs...bjs.

    ResponderExcluir
  7. Este comentário foi removido pelo autor.

    ResponderExcluir
  8. S.Bernardelli26/11/2014 18:33:00
    O amor sempre foi bem escrito pelos poetas, mas o amor verdadeiro não estão na fantasia das poesias e nos filmes hollywoodianos, eu penso que amor é coisa de alma gêmea acredite ou não ela existe. Hoje em dia as pessoas mais se apaixonam do que amam. Quantos casais que diziam que se amavam sobreviveram a uma traição, a falta de segurança material que você conhece? Hoje o união vem dentro de um pacote com tesão e dinheiro, ou seja, se há atração há sexo e se tiver segurança material esta perfeito e sabemos que amar não é só isso. Quem ama realmente supera as dificuldades com responsabilidade sem cobrar um um do outro dialoga para encontrar soluções sem brigas, apoia o outro não é egoísta e nem tem ciúme bobo,não poda liberdade do outro ao contrário da paixão que tudo tem que ser do jeito dela (e) achando que é amor.Quem é amado (a) não fica em pelo osso, não trai porque a pessoa amada já é o suficiente para ela(e) e nem fica balançada (o) por outro (a). Você kat pergunta onde fica o amor em todas as perguntas que fez, e eu respondo que o amor verdadeiro ficam nas pessoas que se amam verdadeiramente não esquecendo o beijo apaixonado,o abraço aconchegante,olhares que dizem tudo sem uma só palavra,o lugar que te dá paz,o toque especial na pele e etc.

    ResponderExcluir

Se vc já entrou aqui e me deu seu tempo; agradeço. Se deixou uma mensagem; me deixou alegre. Deus o abençoe...bjs.