quarta-feira, 19 de janeiro de 2011

AMO O MORRO DE SÃO PAULO-BA, MUNICÍPIO DE CAIRÚ.

MAPA DA ILHA DE TINHARÉ, BOIPEBA E CAIRÚ. É UM ARQUIPÉLOGO LINDO COM PRAIAS CRISTALINAS, QUASE DESERTAS, SEM ASSALTOS, ONDE A VIOLÊNCIA ESTA CHEGANDO DEVAGARZINHO MAS AINDA É MARAVILHOSO.
HÁ 23 ANOS FUI A PRIMEIRA VEZ E CADA VEZ MAIS ESTA SENDO POVOADO, CHEIO DE POUSADAS MAS CONTINUA LINDO.  NO MORRO DE SÃO PAULO TEM TUDO MENOS CARRO E QUEM PRECISA?
O MAPA É PARA SE LOCALIZAR POIS SÃO VÁRIAS PRAIAS E ILHAS:
AQUI É A VISTA DE CIMA, A PRIMEIRA PRAIA POIS TEM QUATRO PRAIAS MAS A MAIS ACESSÍVEL É A SEGUNDA. AQUI FIZERAM UM TIROLEZ, PARA QUEM NÃO SABE, A PESSOA FICA PENDURADA E DESCE O MORRO ATÉ O MAR, ONDE TEM ALGUÉM PARA SEGURAR A CORDA...EU QUE NÃO VOU.

AQUI É A ENTRADA DA ILHA, TEM O CAIS, PAGA-SE R$ 10,00 POR PESSOA DE PEDÁGIO E PARA SAIR O VALOR É MENOR MAS NÃO LEMBRO. PENA QUE NÃO ESTA RESTAURADO.
AQUI ERA ONDE FICAVAM OS ESCRAVOS, TINHAM PORTÕES DE FERRO PESADOS, DA ÉPOCA MAS, INFELIZMENTE, AO INVÉS DELES PRESERVAREM, ARRANCARAM OS PORTÕES E ME FALARAM QUE VÃO FAZER LOJAS. O CAPITALISMO MATANDO AS NOSSAS MEMÓRIAS...ISSO É TRISTE.

O FAROL É MARAVILHOSO, PENA QUE NÃO DÁ PRA VISITAR DENTRO DELE PARA TIRAR FOTOS E CONHECER COMO FUNCIONA UM FAROL. ELE FUNCIONA NORMAL.
AQUI É A VISTA DO MORRO, QUANDO VAI CHEGANDO NO CAIS, É ESSA A VISÃO, MARAVILHOSA. CLARO QUE MUDOU MUITO NESSES 23 ANOS.
EU E MEU FILHO, MOMENTOS ÚNICOS QUE NINGUÉM PODE APAGÁ-LOS.

ESSE FOI UM PASSEIO QUE NÓS FIZEMOS DE BARCO E VISITAMOS VÁRIOS LUGARES AO REDOR DA ILHA. ÁGUA TRANSPARENTE, PISCINAS NATURAIS; TUDO DE BOM.
AQUI FOI UM BANHO DE ARGILA, MUITO ENGRAÇADO E LEGAL. DIZEM QUE FAZ BEM PRA PELE, PELO SIM OU PELO NÃO FOI MUITO BOM E ENGRAÇADO.
AQUI FORAM DUAS AMIGAS BRASILIENSES MUITA ANIMADAS, LEGAIS, ÓTIMO, ESPERO TER CONTATO COM ELAS MAS PERDIO OS E-MAILS, PODE?
AQUI É A PONTA DO CURRAL. MAR ABERTO, ONDAS. DO OUTRO LADO DO MORRO DE SÃO PAULO.
O SALTO DO MEU FILHO NA PISCINA NATURAL. QUE MARAVILHA. QUE SONHO. DEVERIA TER FICADO MAIS TEMPO LÁ MAS NÃO TEMOS COMO ADIVINHAR O FUTURO.

ONDE VOCÊ VAI, PRECISA USAR BARCO OU LANCHA E DENTRO DA ILHA TRATOR. LONGE DE TRÂNSITO.


O MORRO VISTO PELO OUTRO LADO ONDE TINHA UM FORTE QUE ERAM COLOCADOS CANHÕES E VIGILANTES PARA SE PROTEGEREM DE POSSÍVEIS INVASÕES...FICO IMAGINANDO...
BANCO DE AREIA COM PISCINAS NATURAIS. E A VISÃO DO MORRO DE SÃO PAULO VISTA DE LONGE.
AQUI É UM DOS CANHÕES QUE AINDA SOBRARAM NA ILHA E MEU FILHO LINDO.

O MORRO DE SÃO PAULO VISTO PELA PRIMEIRO PRAIA, DA PARA VER O FAROL E O TIROLEZ.

O CASARÃO MAIS ANTIGO DA ILHA, PROVAVELMENTE, ONDE FICAVA OS "SINHOZINHOS"
AQUI É UMA FONTE DE ONDE ELES TIRAVAM ÁGUA E SE BANHAVA MAS QUANDO FUI ESTAVA INTERDITADA, NÃO SEI O QUE VÃO FAZER. PENA.


TEM ÓTIMAS POUSADAS PARA TODO TIPO DE CLASSE SOCIAL. PESSOAL, UMA DICA, NUNCA FIQUEM NA CASA DE NINGUÉM, FICAR NAS POUSADAS É MIL VEZES MELHOR E É BARATA, VALE MUITO MAIS A PENA.
 SÃO OS CAJUEIROS, NUNCA HAVIA COMIGO CAJÚ DO PÉ MAS NÃO GOSTEI...RS.

ESSA É A QUARTA PRAIA, NÃO DÁ PRA USAR PARA NADAR, TEM MUITAS PEDRAS QUE MACHUCAM OS PÉS.
 AQUI O FELIZ ANO NOVO DE 2011, PARA ENFEITAR A NOITE.
 O CAFÉ DA MANHÃ MARAVILHOSO, MUITAS FRUTAS E COISAS DIFERENTES COMO COMER BANANA DA TERRA E MANDIOCA DE MANHÃ. PEGUEI O BÁSICO MAS TINHA MUITAS COISAS GOSTOSAS. TEVE PESSOAS QUE ACHARAM QUE PAGAMOS UMA FURTUNA MAS TODAS POUSADAS QUE FIQUEI COM DIREITO A CAFÉ DA MANHÃ, FICAVAM ENTRE R$ 40,00 À R$ 50,00 POR DIA, EU E MEU FILHO JUNTOS.
 AQUI FOI UMA DAS POUSADAS, LIMPINHAS, ÓTIMO ATENDIMENTO E BÁSICA.
COMO CHEGAR NAS ILHAS OU EXCLUSIVAMENTE, NO MORRO DE SÃO PAULO: SE FOR RICO É SÓ PEGAR AVIÃO ATÉ SALVADOR, PEGAR UM JATO E ESTA LÁ.
COMO NÃO SOU RICA: PEGAR AVIÃO ATÉ SALVADOR, ÔNIBUS OU TAXI (CHORANDO PRA FAZER MAIS BARATO) ATÉ O FERRYBOAT. PODE PEGAR UM TIPO DE BARCO DIRETO PARA O MORRO OU PEGAR UM ÔNIBUS ATÉ CIDADE DE VALENÇA E UM BARCO OU LANCHA PARA A ILHA. VÁRIOS PREÇOS, DEPENDE DA LANCHA.
E, NÃO ESQUECER DO PEDAGIO DA ILHA.
SE QUISER CONHECER VÁRIAS ILHAS, PRECISARÁ DE BARCO OU LANCHA, TEM VÁRIOS PASSEIOS E TRATOR PARA IR A OUTRAS PRAIAS POR DENTRO PARADISÍACA.
QUALQUER PASSEIO É POR MAR.
VALENÇA É UMA ZONA PORTUÁRIA E A MAIORIA DOS BARCOS PRA VIAGENS AS ILHAS SAEM TODOS DE LÁ.
PARA COMER TEM TODOS OS PREÇOS.

ÔNIBUS: 2 DIAS E UMA NOITE, COM CRIANÇAS CHORANDO NA CABEÇA E RADINHO DE ALGUNS. UM ABSURDO QUALQUER ALIMENTAÇÃO NO CAMINHO, ATÉ ÁGUA. FOI A PARTE MAIS CARA. E, MINHAS PERNAS E PÉS FICARAM MUITO ENXADOS.

AVIÃO: MUITO MEDO, QUASE 2 HORAS QUE VC NEM PERCEBE, DÁ UM POUCO DE ENJOÔ MAIS QUE NOS BARCOS MAS BEM MELHOR. TEM PROMOÇÕES QUE SAI MAIS BARATO DO QUE O ÔNIBUS MAS TEM QUE FICAR DE OLHO DIRETO. VALE MIL VEZES Á PENA.

BOA VIAGEM...QUALQUER DICA PODE PERGUNTAR.

Um comentário:

  1. Morro é Morro, por issodeixei tudo no sul e me mudei mpara cá.

    ResponderExcluir

Se vc já entrou aqui e me deu seu tempo; agradeço. Se deixou uma mensagem; me deixou alegre. Deus o abençoe...bjs.