terça-feira, 3 de maio de 2011

O OUTRO LADO DO AMOR QUE NINGUÉM CONTA.


AMOR DE DEUS:
A bíblia nos fala em 1 co 13 sobre um amor lindo: O AMOR DE DEUS; ÁGAPE (em grego).
A maioria das pessoas interpretam esse amor para o amor humano, o eros ou fileo (nomes gregos dados ao amor, também, mas ao amor de homem-mulher e ao de irmãos).
O amor de Deus esta acima de qualquer outro tipo de sentimento humano. Acredito que seja um exemplo de como deveríamos ter esse amor e mostrando a grandeza do amor de Deus.
Poucos de nós somos capazes de amar como Jesus nos ensinou. Penso que o amor mais próximo do amor de Deus é de uma mãe para seus filhos mas tendo em vista tantos casos horríveis, de mães que abandonam seus filhos ou fazem absurdos...isso não vale pra todas mães.


AMOR DE HOMEM-MULHER, VICE-VERSA OU HUMANO GERAL:


Poeticamente, é lindo. Lemos cada texto lindo de declarações e inspirações decorrentes desse suposto amor. A maioria da músicas, cantam sobre esse amor, exemplos: "não posso viver sem você", você é tudo para mim", teu cheiro e por aí vai...é uma infinidade de letras compostas sobre emoções e sensações que sentimos pelo outro, no decorrer de nossas vidas. Acredito que na sua maioria são ilusões, paixões, atrações fortes, etc.
Pode ser nossas necessidades refletidas no outro ou fantasiamos um outro que não existe ou chegamos ao extremo de "amarmos"mais o outro que nós por uma baixa autoestima. TUDO ISSO NÃO É AMOR.


A bíblia diz: "deixar pai e mãe e ser um só com sua esposa" mas as pessoas religiosas distorcem isso como a maioria das coisas lindas que Deus nos deixou.
Ser um só com sua esposa é compartilhar, respeitar, morar juntos, serem unidos, confiáveis, etc...
JAMAIS, O SENHOR EM SUA DIVINA SABEDORIA, DIRIA PARA SEREM UMA SIMBIOSE, ISTO É, NÃO TEREM IDENTIDADE, NÃO TEREM INDIVIDUALIDADE, SE DEUS DEIXOU BEM CLARO QUE A SALVAÇÃO É INDIVIDUAL E TEM OUTROS TEXTOS QUE DEIXAM CLARO QUE  "CADA UM DARÁ CONTA DE SI MESMO" E NÃO SE SUA ESPOSA OU ESPOSO.

Sempre achei que amar era algo romântico, como em filmes, novelas, cheio de emoções, termina volta, chora, ri, "ama", etc...e no fundo vivi intensamente e amei, esse amor mentiroso que é vendido por livros, novelas e filmes.


Esse "amor" me deixou doente, obssessiva, oprimida, passei por cima de mim pelo outro. Eu não existia porque vivia a vida do outro, isso é amor?
Claro que não.
Quando estava, junto com meu marido, criando nossa forma de amar, buscando o Senhor, com orientação de um pastor...veio a esposa dele e disse que ele não falou nada disso, desmoronou tudo e veio me dizer que amor é o outro tipo: aquele que um morre pelo outro, que não há identidade e nem formas diferentes.
Queria que eu amasse a força o meu marido da maneira que eu achava que amava mas era uma doença emocional que só acabou com minha vida.
Ainda disse que ela nasceu abençoada e eu e várias torcidas, não...


Amor para mim é ver dois velhinhos juntos uma vida toda, sem a beleza física e sem tantas regalias mas juntos pra o que der e vier. Não se largavam para nada mesmo discutindo...não tinha o "eu te amo" mas tinha a vida inteira juntos...


O QUE VALE MAIS O ESTAR JUNTOS POR TANTOS ANOS, SENDO COMPANHEIROS, COMPROMETIDOS OU MIL ROMANCES QUE ACABAM RAPIDAMENTE?


HOJE, ACREDITO QUE O AMOR É UMA APRENDIZAGEM E NÃO QUE ACONTECE, COMO UMA MISSIONÁRIA ESCREVEU. E, TAMBÉM, NÃO ACHO QUE SEJA UMA DECISÃO PORQUE QUIS AMAR UM RAPAZ 6 ANOS E NÃO CONSEGUI.


QUIS DEIXAR DE SER DEPENDENTE EMOCIONAL OU COMPULSIVA EMOCIONAL, ACHANDO QUE AMAVA E CONSEGUI COM TRATAMENTOS E ORAÇÕES.


AGORA, O AMOR QUE DÓI:


É, fácil falar de amor que nasceu num lar cheio de amor, cresceu amado e encontrou seu grande amor, se casou e nunca teve grandes problemas. Quem fala pra mim que seu problema a vida toda foi que teve dívidas no casamento, me dá vontade de rir porque isso é normal. Quem não tem dívidas?
Quem nasceu e sempre foi rejeitado pela sua própria mãe e nunca teve esse tipo de amor?
Quem só encontrou homens ou mulheres que o rejeitaram, humilharam, traíram, magoaram e tudo em nome do "amor"?
Pior, quantos não morreram ou se mataram em nome desse "amor"?

Amor dói, machuca. Você sabe o que sente mas nunca sabe do que o outro é capaz e do quanto pode usar esse seu sentimento em benefício próprio.

Contos de fadas, filmes, novelas são lindos mas acontece com uma minoria.

Quando você aprendeu amor só com uma pessoa que não te decepcionou e ama alguém que é falho, te ama mas irá um dia embora ou te trai sem necessidade...em quem você irá acreditar?

Acho estranho, eu escrever tudo disso porque sempre fui a rainha dos sonhos, dos romances e queria um amor de filme e percebi que isso é como algo bonito mas não se pode tocar.

Amar e amor, para mim, sempre me machucou, sempre me decepcionou:
Amor de irmãos em Cristo, só existe do portão pra dentro, para fora, ninguém conhece ninguém.
Amor de amizade, amei e amo várias pessoas, cada um de um jeito mas tive grandes decepções e injustiças de acabar, haver mentiras,  gratuitamente, pois sou muito fácil de gostar das pessoas e acreditar nelas.
Amor éros, só traições, decepções, humilhações, agressões, abandono e já me amaram mas não souberam me amar. (teve pessoas que não correspondi mas tentei e fui sincera)
Amor de família, tive da minha avó que foi tudo que conheci em amor e hoje, amo meu filho mesmo sendo falho e podendo me magoar.

O único amor perfeito que nunca: falha, magoa, te deixa na mão, te faz mal, etc...É O AMOR DE DEUS.

NÃO QUEIRA FAZER EU ACREDITAR NO AMOR DE UM HOMEM FALHO COMO SE FOSSE O AMOR DE DEUS QUE PARA MIM É HERESIA. NÃO TIVE ESSE AMOR NEM DOS MEUS PAIS, VOU TER DE UM HOMEM?

Por isso que quem sofreu muito fica sem acreditar nesse amor das pessoas. O amor humano é falho e o de Deus nunca falha.

AMOR DÓI. AMOR DEMAIS PODE MATAR OU SE O AMOR FOR MAIOR PELO OUTRO QUE POR VOCÊ, PODE TE MATAR.

TEMOS QUE APRENDER A AMAR, ENTENDER O QUE É AMOR E PARAR DE FANTASIAR ALGO QUE NÃO EXISTE.

A MAIORIA DAS PESSOAS VIVEM NUMA HIPOCRESIA SÓ, QUERENDO PASSAR UM CASAMENTO PERFEITO, UM AMOR LINDO, SENDO QUE CADA UM SABE O PORQUÊ ESTA COM O OUTRO, EXISTEM VÁRIOS FATORES MAS É MAIS BONITINHO MENTIR...ISSO ME CANSOU E ME CANSA POR ISSO PAGO UM PREÇO ALTO POR DETESTAR MENTIRAS.

TENHO CERTEZA QUE AMO DEUS E AMO MEU FILHO E TENHO CERTEZA QUE DEUS ME AMA, MESMO COM AS COISAS QUE ACONTECEM MAS NÃO SEI QUANTO AMO MEU FILHO POIS ELE NÃO É MEU, É HUMANO E LIMITADO, FALHO MAS NUNCA DEIXARÁ DE SER O MEU FILHO QUE AMO...

O AMOR CANTADO NÃO PASSA DE UMA GRANDE PAIXÃO QUE É MUITO BOM DE SE VIVER MAS HORRÍVEL DE DEIXAR DE VIVER, ENTÃO PREFIRO FICAR COM A REALIDADE BRANCO E PRETO QUE DÓI MENOS...

PEGUEI NO BLOG CORAÇÃO PELUDO E ACHEI ÓTIMO, COMPLETOU A MINHA POSTAGEM:

http://ocoracaopeludo.blogspot.com/2011/05/amor-voce-sabe-o-que-e.html?showComment=1304965664973
"- O amor não é estar disposto a esperar por alguém, mesmo sem saber ao certo quanto tempo vai demorar. Isso é fila do SUS. Amor é outra coisa.


- O amor não é ferida que dói e não se sente. O nome disso é insensibilidade congênita. Amor é outra coisa.

- O amor não é fogo que arde sem se ver. O nome disso é combustão de metanol. O amor é outra coisa.

- O amor não te liberta quando já não há mais outra saída. O nome disso é Gilmar Mendes. O amor é outra coisa.

- O amor não faz você ouvir a voz do coração. O nome disso é ecocardiograma. O amor é outra coisa.

- O amor não te deixa amarrado a uma pessoa. O nome disso é macumba. O amor é outra coisa.

- O amor não deixa suas pernas bambas, nem sua mão úmida e fria. O nome disso é uísque "on-the-rocks". O amor é outra coisa.

- O amor não libera a criança que existe dentro de você. O nome disso é cesariana. O amor é outra coisa.

- O amor não te leva a lugares inesperados. O nome disso é sequestro relâmpago. O amor é outra coisa.

- O amor não abre a cabeça das pessoas. O nome disso é traumatismo craniano. O amor é outra coisa.

- O amor não faz seu mundo girar sem parar. O nome disso é labirintite. O amor é outra coisa.

- O amor não faz você se sentir sempre acompanhado. O nome disso é encosto. O amor é outra coisa.

- O amor não te leva por caminhos tortuosos e te assusta de vez em quando. O nome disso é trem fantasma. O amor é outra coisa.

- O amor não é algo que faz o seu coração continuar batendo. O nome disso é marca-passo. O amor é outra coisa.

- O amor não te faz arder em chamas. O nome disso é combustão instantânea. Amor é outra coisa.

- O amor não te deixa molinho e manhoso. O nome disso é Rivotril. O amor é outra coisa.

- O amor não te deixa temporariamente cego. O nome disso é spray de pimenta. O amor é outra coisa.

- O amor não faz seu mundo girar sem parar. O nome disso é labirintite. O amor é outra coisa.

- O amor não te deixa sem chão, o nome disse é cratera. O amor é outra coisa.

- O amor não te deixa quente e te leva pra cama. O nome disso é dengue. O amor é outra coisa.

- O amor não retribui suas declarações. O nome disso é restituição de imposto de renda. O amor é outra coisa.

- O amor não leva teu café da manhã na cama e ainda dá na boquinha. O nome disso é enfermeira. O amor é outra coisa.

- O amor não te faz olhar pro céu e ver tudo colorido. O nome disso é queima de fogos de artifício. O amor é outra coisa.

- O amor não te faz ficar simpático e amoroso de repente. O nome disso é Natal. O amor é outra coisa.

- O amor não te liberta. O nome disso é Alvará de Soltura. Amor é outra coisa.

- O amor não te deixa à mercê da vontade alheia. O nome disso é Boa Noite Cinderela. O amor é outra coisa.

- O amor não te faz ver o mundo cor-de-rosa. O nome disso é baitolice. O amor é outra coisa.

- O amor não é aquela coisa brega, mas que te remexe todo. O nome disso é Banda Calypso. O amor é outra coisa.

- O amor não te dá a chance de mudar o que está diante de você. O nome disso é controle remoto. O amor é outra coisa.

- O amor não tira suas defesas. O nome disso é HIV. O amor é outra coisa.

- O amor não te pega desprevenido e te impulsiona para frente. O nome disso é topada. O amor é outra coisa.

- O amor não faz o coração bater mais rápido. O nome disso é arritmia. O amor é outra coisa.

- O amor não faz você dar suspiros. O nome disso é dia de Cosme e Damião. O amor é outra coisa.

- O amor não te faz ver tudo com outros olhos. O nome disso é transplante. O amor é outra coisa.

- O amor não faz brotar uma nova pessoa dentro de você. O nome disso é gravidez. O amor é outra coisa.

- O amor não te deixa completamente feliz. O nome disso é Prozac. Amor é outra coisa.

- O amor não te deixa saltitante. O nome disso é Pogobol. O amor é outra coisa.

- O amor não te faz acreditar em falsas promessas. O nome disso é campanha eleitoral. O amor é outra coisa.

- O amor não te faz esquecer de tudo. O nome disso é amnésia. Amor é outra coisa.

- O amor não te faz perder a articulação das palavras de repente. O nome disso é AVC. O amor é outra coisa.

- O amor nao te faz sentir borboletas no estomago, o nome disso é fome. O amor é outra coisa.

- O amor não te deixa completamente imóvel. O nome disso é trânsito de São Paulo. O amor é outra coisa."



Então.....o que é o amor?

5 comentários:

  1. Kátia;
    Saiba que eu e Joelma porquinho torcemos muito por você.Ficamos distantes, mas saiba que amizades verdadeiras se mostram quando se mais precisa. Comece fazendo o que é necessário, depois o que é possível, e de repente, você estará fazendo o impossível.

    ResponderExcluir
  2. ola...encontrei seu blog por acaso concordo com sua visão as pessoas confund amor com paixão por indução da midia em geral. pra mim amor o é algo simplis de entender e dificio de suportar,as escrituras sagradas q esta contida na biblia diz em 1corintios 13 q o amor tudo suporta não busca seus proprios interesses pra mim isso é amor. quando as pessas casão ou se identificão com outra elas buscam o perfeito relacionamento,mas isso so ocorre quando é correspondido da mesma maneira porém quem ama não espera ser correspondido simplismente se doa.é esse amor q faz algumas pessoa evelhercer juntas,q faz algumas mães da a vida por seus filhos,q fez Madre Teresa de Calcutá doa-se aos pobres q fez o criador amar o mundo te tal maneira q deu seu filho unigênito.descupa se estou paressendo fanatico religioso mas é que é inevitavel falar de amor sem citar o amor do eterno yaohu por nós. obg adorei seu blog ^^

    ResponderExcluir
  3. Eu escrevi sobre esse assunto em uma outra postagem mas até eu encontrar...rs...esse amor de 1co13, é o amor de Deus para nós, o amor perfeito, o Ágape que nada tem a ver do amor humano que é dado vários outros nomes em grego. Não te acho fanático e a maioria das pessoas fazem casamentos, seminários e cursos de casamentos em cima disso...acho um absurdo. Por que? Porque eu apanhei de um dos meus ex maridos, fui inúmeras vezes traida, agredida de todas as formas possíveis mas conforme a igreja, teria que suportar tudo isso por amor. Que amor é esse? Por um homem curruptível? Se fosse pra suportar tudo isso em nome de Jesus, tudo bem mas não foi o caso. Amor o próximo com a M.T. de Calcutá fez? Sim, isso é o amor de Deus pela humanidade...raríssimo mas não a doença de amar um homem e não viver sem ele, isso é doença ou ilusão. Amar o próximo começa por nós e não acho que uma mulher que apanha do marido e aceita todo tipo de humilhação seja por amor porque não tem nem o amor próprio...só quem viveu todo tipo de violência pode entender. Obrigada por sua opnião. Deus o abençoe.

    ResponderExcluir
  4. Uma familia a 2 meses mudou ao lado da minha residência e a parede é geminada, estamos sofrendo muito, pois muita briga, palavrões, latidos de cães nos quartos e batidas de portas. Já reclamei várias vezes com o proprietário que é Padre e nada resolve. Devo constituir advogado?

    ResponderExcluir
  5. Se eles alugam direto com esse padre fica um pouco mais difícil. Tenta ir na prefeitura ou subprefeitura se informar e se não tiver como, deverá processá-los mas não esqueça de gravar tudo e juntar o máximo de provas. Boa sorte...

    ResponderExcluir

Se vc já entrou aqui e me deu seu tempo; agradeço. Se deixou uma mensagem; me deixou alegre. Deus o abençoe...bjs.